Por
Joselito Alves
Num mundo com tanta
indignação e frustrações, vivemos a mercê de informações. É muito visível e
notável no dia a dia, que vendedores ainda desconheçam a motivação e foco ao
cliente. Como educador vejo muitos relatos que hoje mostra a todos como forma
de compartilhar informações. São vendedores que agem e faz objeções ao cliente,
não conhecem o produto e muito menos como motivamos a comprar o seu produto. A
motivação é uma força que depende do outro que nos guia, da necessidade da
busca, sendo assim um fato de muita desmotivação há certo prazo. Muito visível
nos vendedores quando perdem o seu líder. Ao contrario temos outra força que
impulsionam para fora, o desejo de ir alem, energia que não se esgota, fica em
nossa mente auto programado, que por mais difícil que seja devem ir bem longe,
assim podemos definir como automotivação. Existem casos que o próprio vendedor
como profissional, não sabe lidar com o “profissional”
e lidam com o “pessoal”, nisto inclui
como por exemplos de expressões, “não fui com a cara dele”, “Ele é muito
chato”, “Não tem dinheiro, olha como está
vestido”. É expressão que ouço falar constantemente e já presenciei, são
fatores que devemos nos autoavaliar e perceber que somos iludidos por
vestimentas que tiram o foco real do cliente. O vendedor tem que olhar
persuasivo e focado ao cliente como um todo, de modo a se adaptar a cada perfil
do cliente, seja na comunicação formal ou informal. Ação, força, desejo, dedicação,
vencer e adaptação. São os fatores que devemos nos emergi internamente para se
chegar a automotivação.